Quem sou eu

Minha foto
O blog é favorável à Revolta de Canudos e é um diário de Antônio Conselheiro, um dos líderes da revolta. Componentes: Artur Assis, Artur Ian, Isabela Muriel, Jadh de Castro, Lucas Dimatteu, Maria Fernanda, Vítor Oliveira

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MINHA VIDA

Eu nasci na vila de Quixeramobim, no interior do Ceará e cresci em uma família de classe média. Tive uma ótima educação. Quando eu fiz vinte e sete anos, depois da morte do meu pai, assumi os negócios da família. Não obtive sucesso, abandonei a atividade. Na mesma época, casei com uma prima e exerci funções jurídicas nas cidades de Campo Grande e Ipu.
Minha mulher me abandonou e eu comecei a vagar pelo sertão nordestino. Em seguida, me envolvi com uma escultora chamada Joana Imaginária, com quem tive um lindo filho. Em 1865, abandonei minha mulher e o meu filho, retornei à minha peregrinação sertaneja. Nessas andanças, construí igrejas e cemitérios.Nessa época, o sertão sofria graves problemas sócio-econômicos, o clima seco castigava severamente a região, danificando o plantio de alimentos, secando os diques e matando os animais que não resistiam à falta de água. Os sertanejos tentavam sobreviver, mas a cada ano milhares morriam de fome e sede.

Pelas estradas e sertões, grupos de ex-escravos vagavam, excluídos do acesso à terra e com poucas oportunidades de trabalho. Assim como os sertanejos, agruparam-se em torno dos meus discursos. Eu poderia libertá-los da situação de extrema pobreza ou garantir-lhes a salvação eterna na outra vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário