Quem sou eu

Minha foto
O blog é favorável à Revolta de Canudos e é um diário de Antônio Conselheiro, um dos líderes da revolta. Componentes: Artur Assis, Artur Ian, Isabela Muriel, Jadh de Castro, Lucas Dimatteu, Maria Fernanda, Vítor Oliveira

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A nossa vitória contra a terceira expedição fez com que a opinião pública ficasse histérica e exigisse medidas drásticas do governo para uma rápida solução do conflito e com isso, uma quarta expedição foi gerada. Ela era bem maior, com cerca de 5000 homens de 17 estados e equipadas com as melhores armas da época.
Comandada pelo general Arthur Oscar de Andrade, essa expedição teve uma novidade que surpreendeu a mim e a todos os sertanejos: a divisão das forças em duas colunas. A primeira coluna, comandada por Gal. Silva Barbosa, saiu de Queimadas e se concentrou em Monte Santo, foi composta de 3.415 homens; enquanto a segunda, comandada pelo general Cláudio Savaget, partiu de Aracaju para a nossa terra, Canudos, com cerca de 2.340 homens. Porém, não deixamos por menos.
A primeira coluna foi surpreendida por nós, numa emboscada no Morro da Favela e os poucos que se salvaram conseguiram se juntar com a segunda coluna. Depois de um mês de combate entre sertanejos e tropas, elas começaram a enfraquecer por terem muitos feridos e pouca comida.

9 comentários:

  1. acabou que, no final, todos os guerreiros de canudos morreram nessa guerra insana. tudo que nós queríamos era melhoria de vida, mas o governo reagiu com balas...

    ResponderExcluir
  2. Por isso que isso num vai pra frente! Eles poderiam ter usado isso como exemplo pra toda a sociedade brasileira, mas tudo o que eles fizeram foi reagir com agressão!

    ResponderExcluir
  3. O governo apenas se protegeu contra o que Antônio Conselheiro fez ,com essa revolta, ele tirou parte do capital do cofre nacional e ameaçou as nossas cidades já que estava se armando para atacar as cidades próximas até chegar na capital e instaurar a monarquia ,o governo fez o certo para a sociedade ,ele só fez o que era necessário para boa convivência de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Antônio Conselheiro apenas se aproveito do momento de transição do país,para impor as suas ideias ,assim tirou parte do capital dos cofres públicos ,e ameaçou o nosso governo e as nossas cidades ,já que estava se armando para invadira as cidades próximas até chegar na capital e instaurar a monarquia,o governo fez bem em acabar com a vila de canudos,e trazer a paz de novo ao nosso país.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Antônio Conselheiro apenas se aproveito do momento de transição do país,para impor as suas ideias ,assim tirou parte do capital dos cofres públicos ,e ameaçou o nosso governo e as nossas cidades ,já que estava se armando para invadira as cidades próximas até chegar na capital e instaurar a monarquia,o governo fez bem em acabar com a vila de canudos,e trazer a paz de novo ao nosso país.

    ResponderExcluir
  7. Já ouviram falar na frase: “O poder corrompe o homem”? Nós, sertanejos e moradores de canudos, acreditamos que o governo só promoveu a intervenção em nosso arraial, devido a pressões de coronéis, em cima do governo federal, pela perda de influencia em suas regiões. Nada mais do que isso. Foco monarquista e separação da igreja do estado foram conseqüências, e não causas da formação de nosso arraial.

    ResponderExcluir
  8. Certamente, o governo deixou de se preocupar com o povo e passou a ser uma entidade guiada pelos desejos dos coronéis. Canudos é uma consequência dessa má administração, que causa sofrimento ao nosso povo.

    ResponderExcluir
  9. Certamente, o governo deixou de se preocupar com o povo e passou a ser guiado pelos desejos dos coronéis. Canudos é uma consequência desse desinteresse do governo, que não mais serve ao povo, como devia.

    ResponderExcluir