Quem sou eu

Minha foto
O blog é favorável à Revolta de Canudos e é um diário de Antônio Conselheiro, um dos líderes da revolta. Componentes: Artur Assis, Artur Ian, Isabela Muriel, Jadh de Castro, Lucas Dimatteu, Maria Fernanda, Vítor Oliveira

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Como podemos ver, o desgaste do novo regime foi consequência das especulações e da multiplicação de empresas mal estruturadas, sem condições de se manter. O presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca, fechou o Congresso e decretou estado de sítio (suspensão temporária dos direitos e garantias constitucionais dos cidadãos). Isso serviu de pretexto para Marinha de Guerra rebelar-se. Os marinheiros exigiram e conseguiram a renúncia do presidente, ocorrida em 23 de novembro de 1891. No lugar dele, assumiu o vice, marechal Floriano Peixoto.
Em fevereiro de 1893, estourou no Rio Grande do Sul a Revolução Federalista e neste mesmo ano, em setembro, ocorreu a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro. Os dois acontecimentos foram o estopim para as guerras civis nesses estados. Portanto, nesse contexto, que em 1896, inicia-se a Guerra de Canudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário