Quem sou eu

Minha foto
O blog é favorável à Revolta de Canudos e é um diário de Antônio Conselheiro, um dos líderes da revolta. Componentes: Artur Assis, Artur Ian, Isabela Muriel, Jadh de Castro, Lucas Dimatteu, Maria Fernanda, Vítor Oliveira

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PERÍODO ANTERIOR À REVOLTA DE CANUDOS


Caros companheiros;
Gostaria de lhes apresentar os fatos que antecederam a Revolta de nossa querida Canudos e nos influenciaram fortemente.
Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea que libertou os escravos. A Questão Militar que defendia a participação dos oficiais nas decisões políticas e sociais do país e que vinha se arrastando desde 1883 teve uma conclusão repentina com o golpe republicano de 15 de novembro de 1889.
A derrubada da Monarquia, entretanto, provocou reações anti-republicanas.  Em 1891, foi aprovada uma nova Constituição, tornando o Brasil uma república federativa e presidencialista, como nos moldes norte-americanos. Houve a separação do Estado e da Igreja, o que pra mim, é um absurdo. E não foi só isso. Também foi ampliado o direito de voto e acabaram com o sistema censitário existente no Império. Com isso, todo sujeito alfabetizado pôde tornar-se cidadão.
As dificuldades políticas da implantação da República aumentaram devido ao Encilhamento, política econômica adotada pelo ministro da Fazenda Rui Barbosa. Ocorreu uma crise inflacionária porque houve o aumento de 75% na emissão de papel-moeda.

Um comentário:

  1. Ninguém sabe como é viver na miséria e ser simplesmente abandonado pelo governo, exceto quem passou por isso. Canudos é só um lugar que temos alguém que nos ouve e nos dá atenção, acima de Antônio Conselheiro, temos uns aos outros.

    ResponderExcluir